Preservação do lobo-guará no Brasil e Serra da Canastra em MG vira livro

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fonte: G1

A luta pela preservação dos lobos na Serra da Canastra, em São Roque de Minas, e em todo o Brasil, inspirou o biólogo e pesquisador Rogério Cunha de Paula e o fotógrafo Adriano Gambarini na criação da obra “Histórias de um Lobo”. Produzido com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, o livro foi construído por mais de uma década e em grande parte conta a atuação de Rogério e Adriano no projeto Lobos da Canastra.

Os animais poderão ser conhecidos através da narrativa de quem conviveu e convive com a espécie. O lançamento do livro será no sábado (14), na Galeria Photoarts do Shopping Market Place, em São Paulo (SP). Em Minas Gerais, a previsão é que o lançamento ocorra no início de 2014.

Livro 'Histórias de um lobo' (Foto: Adriano Gambarini/Divulgação)
Livro ‘Histórias de um lobo’
(Foto: Adriano Gambarini/Divulgação)

Segundo Rogério, o livro representa mais que a realização de um sonho e o fim de um projeto que foi pensado no início de 1998, ano em que as primeiras investigações  do biólogo na região da Canastra se iniciaram. A obra, de acordo com o fotógrafo Adriano, busca alinhar ciência, cultura e conservação de um dos animais símbolos da      fauna brasileira. “Além do sonho, o trabalho é uma ferramenta para conscientizar e mostrar o quanto o animal é importante, através de um texto acessível”, ressaltou.

A obra é dividida em três partes, na primeira o autor apresenta a espécie, seu comportamento, sua biologia e depois aborda as questões culturais em que o lobo está      inserido, as relações deste animal com o ser humano e finalmente na terceira seção, é apresentado a situação atual dos lobos, as ameaças que sofrem e as estratégias para  melhorar a situação. Uma das principais características é que os autores decodificam a linguagem técnica para que as pessoas entendam tudo que é abordado. “A ideia é  que as pessoas se identifiquem com a leitura e a partir dela se sensibilizem com a causa e se mobilizem para também atuarem como colaboradores na conservação desse  animal”, disse o biólogo.

 

Distribuição da obra na Serra da Canastra

Cerca de 300 exemplares estão separados para distribuição nas comunidades rurais e escolas região da Serra da Canastra, segundo o biólogo. “A Canastra é o maior            santuário da espécie no Brasil, e muito do livro retrata os lobos da região”, afirmou.

Além da comunidade e escolas de São Roque de Minas, os livros também serão encaminhados para outras cidades que fazem parte da região da Canastra. “Essa região é considerada um santuário do lobo-guará. Diversas ameaças ambientais colocaram essa espécie na lista das ameaçadas de extinção e muitas pessoas não gostam dos lobos-guarás por medo ou por atacarem a criação de aves domésticas. Queremos mudar essa mentalidade, melhorar a tolerância aos lobos”, afirmou Rogério.

 
Autores
lobinho
Fotos ilustram livro Histórias de um lobo (Foto: Adriano Gambarini/Divulgação)

 

Os autores estão há mais de 15 atrás dos lobos da Serra da Canastra. Desde 2004, o biólogo coordena o projeto Lobos da Canastra através  do Instituto Pró-Carnívoros e   do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) do ICMBio que tem como principal objetivo a preservação da espécie.

Rogério Cunha de Paula é biólogo, analista ambiental do ICMBio e pesquisador associado ao Instituto Pró-Carnívoros. É membro de comitês nacionais e      internacionais para conservação de espécies de carnívoros, entre eles os Grupos de Especialistas de Canídeos e de Felídeos da União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN).

 Foi apontado em 2012, em publicação norte-americana, como um dos 40 heróis mundiais pelo trabalho de conservação do lobo-guará no Brasil. É autor de diversas    publicações técnico-científicas e de dois livros sobre a Serra da Canastra.

Adriano Gambarini documenta lobos-guará na Serra da Canastra desde 1998, junto com Rogério. Ele é fotógrafo desde 1992, com experiência em documentação de expedições a regiões remotas. Um dos principais fotógrafos da National Geographic Brasil, é autor de 12 livros de arte, entre eles Serra da Canastra e Natureza Conservação e Cultura. Trabalhou como fotógrafo de cinema para Discovery Channel no Brasil, França e Rússia, realizou coberturas jornalísticas online na Tailândia, Camboja, Laos, China e Quirguistão e é formado em Geologia pela Universidade de São Paulo (USP).

 

Lançamento em Minas Gerais

O lançamento do livro em Minas Gerais está previsto para 2014. A data ainda está sendo analisada.”Estamos acertando alguns detalhes para os lançamentos sejam feitos em Uberlândia, e também em Belo Horizonte”, finalizou o biólogo.

lobo_de_longe (1)
Lobos na Serra da Canastra (Foto: Adriano Gambarini/Divulgação)

 

Clique aqui para ver a matéria original no G1

Você pode se interessar..

Modelo de Post

Teste  Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. outro teste https://www.youtube.com/watch?v=XHOmBV4js_E