O solitário e ameaçado lobo-guará

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fonte: Correio Brasiliense

 Ícone do cerrado, o animal que encanta as presas e os inimigos está prestes a compor a lista dos que correm risco de extinção. Ao longo dos anos, ele tem sido vítima do avanço do urbanização e da expansão agrícola. Falta espaço para sobreviver e procriar.

Solitário, ele caminha entre a vegetação retorcida do cerrado. Aparece aos olhos humanos e logo se esvai, como um fantasma. O pelo dourado-avermelhado, as patas negras e o olhar tímido revelam a identidade da criatura nem lobo nem raposa: lobo-guará ou lobo vermelho. Ele é dono da própria estirpe. Conquistou a perspicácia após milhões de anos de seleção natural e sobrevivência ante as adversidades, as drásticas mudanças climáticas no decorrer da história, carrega no sangue uma vasta herança genética pré-histórica, mas pode desaparecer nas mãos do bicho-homem. Na lista de animais vulneráveis, ele está entre os mais ameaçados de extinção. No Distrito Federal, o animal raramente é visto e míngua em quantidade em todo o país, com a exploração predatória de seu hábitat.

Quando não se torna presa de supersticiosos e curandeiros, o carnívoro é vítima da competição por territórios ou dos veículos, que transitam em vias que cortam as terras que originalmente eram divididas com outras espécies do cerrado. O bioma fragmentado pelo asfalto, devastado pela agricultura intensiva e coberto por cidades, começa a não comportar o canídeo. Pesquisadores alertam: é preciso recuperar a mata para que o lobo-guará não entre na rota da extinção. “São cada vez mais raros. Como grandes carnívoros, precisam de espaço para sobreviver e nossas unidades de conservação não são suficientes”, explica o biólogo e professor da Universidade de Brasília (UnB) Marcelo Bizerril.

Sem espaço, o lobo vermelho deixa os parques e se arrisca. No último dia 15, homens do batalhão de Polícia Militar Ambiental (PMA) recolheram um animal atropelado em Formosa (GO), às margens da BR-020. Ele foi levado com vida para o Hospital Veterinário da UnB. Em 2013, militares recolheram cinco exemplares mutilados por veículos no DF e no Entorno. “Quem se deparar com o animal deve manter distância e nos chamar pelo número 190”, recomenda o comandante da PMA, coronel Cláudio Ribas de Sousa.

De acordo com as lendas, o lobo-guará tem o poder de encantar a presa ou o caçador (leia Mitos e lendas). Analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rogério Cunha de Paula apresenta o dado como uma lenda, mas admite, o olhar penetrante do animal o encantou. A magia foi tanta que ele desenvolveu, com o fotógrafo Adriano Gambarini, após 15 anos de pesquisa de campo e entrevistas, o livro Histórias de um lobo. A obra apresenta dados sobre a evolução natural do bicho, seu modo de vida e as crenças que o cercam e será lançado em março próximo, em Brasília.

Rogério refere-se ao lobo-guará com carinho, e lembra que o animal foi responsável pelo laço de amizade com Gambarini. “Assumi um compromisso: deixar, para gerações futuras um livro sobre uma espécie que sobrevive em um mundo tão controverso. Eu conheci o lobo no Parque das Emas, no sudoeste do Goiás, há 15 anos. Não escrevi para deixar uma obra técnica, mas para apresentar o canídeo de forma bela e acessível para as pessoas. Quem sabe, assim, façam alguma coisa por ele, que é uma bandeira do cerrado, responsável pela difusão de plantas e pelo equilíbrio de outras espécies.”

Para o pesquisador, o livro é o começo do trabalho. “Agora, preciso que as pessoas leiam e entendam. Que elas se envolvam com o animal e a situação do cerrado”, completa. Gambarini lembra que passou horas em campo para conseguir fotografar o lobo-guará. “Fizemos um livro que nasceu de um amadurecimento da nossa pesquisa. Perdi as contas de quantas vezes fui para a Serra da Canastra (MG) fotografar lobos. Eu e Rogério criamos uma relação de amizade muito forte com isso”, afirma Adriano.

O fotógrafo lembra, “o cerrado está acabando, e o lobo está indo junto”. “O maior desafio, para mim, foi fazer jus à beleza deles nas fotos, pois é um animal difícil de ver. Tive que entendê-lo como espécie e descobrir como participar do cenário. Se fiz boas imagens, é porque ele não se importou comigo, não apresentei perigo, e isso é uma recompensa muito grande.” O Histórias de um lobo termina com um alerta: “O futuro do lobo-guará é uma página em branco. Aliás, não é possível nem prever se a espécie terá ou não futuro. Se sobreviverá aos desmatamentos, se resistirá apenas em reservas ambientais ou se dividirá espaço com pastagens e florestas, só o homem determinará”.

Foto: Adriano Gambarini
Foto: Adriano Gambarini

 

Mitos e lendas

O lobo-guará tem seus mitos compilados no livro Histórias de um lobo, de Rogério Cunha de Paula e Adriano Gambarini. Confira alguns deles:

Magia
Por ser um animal arisco e ladino, muitos acreditam que o lobo-guará tem poderes mágicos. Ele aparece e, num piscar de olhos, desaparece. É difícil vê-lo ou capturá-lo. Esse padrão misterioso nas ações o coloca, para os crentes, lado a lado com os espíritos do cerrado. Uma criatura que viveria metade no mundo real e metade no mundo etéreo. Isso gera fascínio e provoca atração ou medo. Ambos os resultados podem ser nocivos para a espécie.

Poderes
As supostas propriedades dos olhos remontam às histórias mais cruéis, em que as maldades são praticadas pelo caçador, o verdadeiro vilão. Há quem acredite que o olhar do lobo-guará hipnotize pessoas e as presas. Seria essa a razão para ele capturar galinhas à noite sem causar alaridos e desaparecer ante a mira de uma arma. Alguns apostam até que, para facilitar a conquista de um objetivo difícil, é preciso ver pelo globo ocular do animal, e o arrancam com o
canídeo ainda vivo.

Mansidão
Na cidade de Gúbio, no centro da Itália, São Francisco amansou um lobo gigante que amedrontava a população. Em Minas Gerais, no município de Catas Altas, no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, em 1982, após avistamentos de lobos-guará na região, o padre José Tobias Zico se inspirou no santo e determinou que os irmãos Vicentinos dispusessem restos de comida para os animais. A história dos “lobos mansos” que rondam o templo se espalhou e a iniciativa se tornou uma das primeiras atividades educacionais sobre o animal e a preservação do cerrado no Brasil.

 

Você pode se interessar..

Modelo de Post

Teste  Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. outro teste https://www.youtube.com/watch?v=XHOmBV4js_E