lobo sem fundoA Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) tem como um de seus objetivos promover o desenvolvimento dos zoológicos e aquários brasileiros membros como instituições de ensino, pesquisa científica, conservação, recreação e cultura.

Desde 2013 a insitutição desenvolve campanhas de educação ambiental e conscientização em âmbito local e global, em parceria com projetos de conservação em campo. A ideia é estabelecer um link entre os esforços de campo e cativeiro, e desta forma trabalhar a conservação de forma integrada.

Os zoológicos e aquários brasileiros, com seus 20 milhões de visitantes anuais, podem ser vistos como uma grande e eclética sala de aula que atinge um público de todas as idades e de diferentes níveis culturais e econômicos. Desta forma zoos podem ajudar a espalhar a mensagem de conservação e potencializar os esforços dos pesquisadores em campo e aumentar a conscientização e envolvimento da população com o lobo-guará.

Assim, 2015 foi eleito “O Ano do Lobo”, cuja campanha espalhada pelo Brasil, será um grande passo no envolvimento da sociedade na conservação dos lobos-guarás. A campanha é uma parceria da SZB com o “Programa para a Conservação do Lobo-Guará – Lobos da Canastra”.

O “Programa para a Conservação do Lobo-Guará – Lobos da Canastra” acumula 10 anos de pesquisas e ações práticas direcionadas à conservação do lobo-guará na região da Serra da Canastra, Minas Gerais. As ações em andamento buscam reduzir a pressão sobre a espécie em uma área que está sob conflito permanente, através de propostas diretas de mitigação de impactos, do aumento e disseminação de conhecimento sobre a espécie e pela alteração da relação da população local com o lobo.

O componente educativo do Programa é o projeto “Sou Amigo do Lobo”, que busca agora informar e envolver de toda a sociedade, não só os moradores da Serra da Canastra, na conservação da espécie. Este projeto serviu como modelo, e hoje as estratégias de promoção da participação comunitária já são adotadas também em outros locais de conflitos com a fauna. A partir dos resultados positivos do programa permite-se comprovar para uma população que a convivência pacífica com a fauna é possível.

A campanha O Ano do Lobo-Guará permite que a SZB ajude a envolver, através dos zoos e aquários, não apenas a população local, mas todo o país na conservação dos lobos-guarás.

 

Foto: Adriano Gambarini

Clique aqui para baixar a carteirinha do Lobo-Guará