Sou Amigo
Do Lobo

Nossas Ações

A partir dos resultados positivos do programa permite-se comprovar para uma população que a convivência pacífica com a fauna é possível. Em consequência dessa aceitação vem o mais importante: proteger a vida do lobo-guará e o Cerrado.

O “Programa para a Conservação do Lobo-Guará – Lobos da Canastra” acumula 10 anos de pesquisas e ações práticas direcionadas à conservação do lobo-guará na região da Serra da Canastra, Minas Gerais. As ações em andamento buscam reduzir a pressão sobre a espécie em uma área que está sob conflito permanente, através de propostas diretas de mitigação de impactos, o aumento e disseminação do conhecimento sobre a espécie e a alteração da relação da população local sobre o lobo.

Com as ações do programa “Lobos da Canastra”, observa-se uma transformação na relação entre a comunidade local e a fauna. Os moradores da Canastra hoje conhecem e apreciam não apenas o lobo-guará, mas também outros animais que habitam esse pedaço do Brasil. A partir de 2007, a caça aos lobos foi praticamente erradicada na região.

Para acompanhar as atividades educacionais, foi lançado um projeto de conscientização dentro do programa Lobos da Canastra, “Sou Amigo do Lobo” que busca informar e envolver de toda a sociedade, não só os moradores da Serra da Canastra, na conservação da espécie. E a partir da disseminação de informações geradas pelo projeto, consigamos uma nova política de uso dos recursos naturais do Cerrado e consequentemente melhores condições de existência para o lobo-guará.

Desta forma, o trabalho realizado em Minas Gerais serve de modelo. Observa-se que as estratégias de promoção da participação comunitária já são adotadas também em outros locais de conflitos com a fauna. Pretende-se com o programa uma expansão ainda maior com o projeto “Amigo do Lobo”, inclusive em outros países.