Instituto Pró-Carnívoros
Instituto Pró-Carnívoros

Tem por finalidade realizar atividades de estudos e pesquisas científicas, educação e cultura para incentivar, promover e apoiar a conservação dos animais silvestres e seus habitats. A instituição concentra esforços nas estratégias e ações para garantir a sobrevivência dos carnívoros em longo prazo, identificação e proteção de áreas prioritárias para a conservação das espécies, e a partir das linhas de atuação, gerar apoio ao desenvolvimento de políticas públicas para a conservação das espécies e de seus habitats. O Programa Lobos da Canastra evoluiu das ações para a conservação do lobo-guará na região da Serra da Canastra, conduzido pelo Instituto Pró-Carnívoros desde 2000 pelas mãos do pesquisador associado Rogério Cunha de Paula que envolveu mais tarde diversos outros pesquisadores da instituição nas pesquisas desenvolvidas na região.

CENAP/ICMBio
CENAP/ICMBio

O envolvimento da instituição é automático já que o coordenador do projeto é analista ambiental do centro. O CENAP sempre disponibilizou recursos financeiros e pessoais ao programa Lobos da Canastra. O CENAP tem grande projeção nacional e internacional no sentido da disseminação da informação e uso das mesmas (ou das metodologias usadas) como referência para utilizá-las em políticas públicas e como modelo em outras áreas. Ainda, o projeto está alinhado com as ações do PAN Lobo-Guará, do ICMBio, coordenado pelo CENAP.

Sociedade dos Zoológicos do Brasil
SZB – Sociedade dos Zoológicos do Brasil

A SZB é uma instituição não governamental, formada por zoológicos e aquários do Brasil, profissionais da área e interessados em fauna e flora que visa fornecer apoio técnico e facilitar a cooperação, capacitação, intercâmbio de conhecimentos e a realização de pesquisas nas áreas de manejo, educação e conservação, para que as instituições zoológicas brasileiras tenham uma gestão eficiente e trabalhem dentro dos mais altos padrões éticos e de bem estar animal.